RSS

Cineasta de 16 anos vence o III Festival Internacional Estudantil de Cinema

“O Maníaco do Matadouro” ganha seis prêmios na mostra realizada em Barra do Piraí (RJ).

O filme “O Maníaco do Matadouro” foi o grande vencedor do 3º Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí, encerrado na noite do último sábado (31), em Barra do Piraí, no Sul Fluminense. Além do prêmio de Melhor Filme pelo júri técnico, a obra ganhou nas categorias diretor, roteiro, ator, atriz e áudio.









O aluno Pablo Oliveira (foto ao meio), diretor, ator principal e roteirista do filme, foi o destaque da premiação e conquistou o público com suas falas de agradecimento. Pablo, que tem 16 anos e cursa o sétimo ano, disse estar surpreso com o sucesso do filme e que a premiação é um incentivo. “Eu já tinha feito um filme antes, chamado ‘O Maníaco da Floresta’, mas ninguém se interessou. Estava desanimado. Não ia fazermais nada. Foi quando surgiu esta oportunidade do festival e entrei com o pessoal da escola. Agora não paro mais. Gosto muito de fazer cinema e vou seguir adiante”.

Na mostra nacional, o filme escolhido foi “Um Pai para Meu Filho”, do município de Flores da Cunha (RS). A festa de encerramento contou com apresença da atriz Letícia Spiller (foto à direita), que empolgou o público de cerca de três mil pessoas que lotou a tenda de exibição na principal praça da cidade. Outro filme que se destacou, de acordo com a avaliação do júri, foi “Os Gonzales”, com uma primeira colocação em Melhor Arte e três segundas (melhor filme, roteiro e direção). O filme foi produzido pelos alunos da Escola Municipal José do Turvo.

Na avaliação do júri popular, o vencedor foi o filme “Desatando Nós”, produzido pelos alunos do Colégio Comercial Cândido Mendes. Os três melhores do festival receberam – cada um – o valor de R$ 2 mil como prêmio. No caso das duas escolas do município de Barra do Piraí o valor do prêmio será convertido em equipamentos cinematográficos, para incentivo ao projeto “Luz, Câmara, Educação”, desenvolvido na rede escolar pública e particular ao longo do ano. Um personagem popular na cidade e que participou de diferentes filmes, José Lopes, o Francês, recebeu um troféu de menção honrosa.

O coordenador geral do festival, Roberto Monzo (foto à esquerda), destacou a qualidade dos filmes concorrentes e a importância da continuidade do projeto de consolidação do pólo audiovisual do município. “A base está lançada. A cidade comprou a ideia e hoje já respira cinema.Cada um desses jovens, tanto aqueles que participaram da produção dos filmes,quanto os que vieram para torcer e assistir às produções, estão irremediavelmente tocados pelo projeto. Sabemos a diferença que isto pode fazer na vida deles.”

Veja a lista dos premiados:

Melhor Áudio – “O Maníaco do Matadouro”
Melhor Arte – “Os Gonzales”
Melhor Roteiro – “O Maníaco do Matadouro”
Melhor Atriz – Carine Duarte (“O Maníaco do Matadouro”)
Melhor Ator – Pablo Oliveira (“O Maníaco do Matadouro”)
Direção – Pablo Oliveira (“O Maníaco do Matadouro”)
Menção Honrosa – José “Francês” Lopes
Melhor filme nacional – “Um Pai para Meu Filho” (Escola São Raquel/Flores da Cunha – RS)
Melhor Filme Mostra Local (Júri Popular) – “Desatando Nós”
Melhor Filme Mostra Local (Júri Técnico) – “O Maníaco do Matadouro”

0 comentários:

Postar um comentário