RSS

Encontro de documentaristas reuniu realizadores do Brasil e América Latina

Reunião colocou em pauta o impacto da tecnologia digital.






De 10 de março até a última segunda-feira (12), a capital Salvador recebeu documentaristas de todo o Brasil e da América Latina em um grande encontro onde a discussão dos impactos da tecnologia digital sobre esse gênero de filmes (os documentários) foi o assunto destaque da reunião. O Encontro de Documentaristas – A Eternidade do Cotidiano, foi uma realização da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Estiveram presentes documentaristas consagrados como Geraldo Sarno (“Viramundo”), Vladimir Carvalho (“Rock Brasília- A Era de Ouro”) e o argentino Laureano Gutierrez, e novatos como os baianos Henrique Dantas e Márcio Cavalcanti. O encontro também reuniu representantes das associações de documentaristas de todos os estados brasileiros.

“O evento marca o primeiro de uma série de programas destinados a conhecer e estudar as novas alternativas de criação, produção e difusão de filmes documentários, gênero que vem tendo enorme crescimento com o impulso das novas tecnologias”, disse o cineasta Geraldo Moraes (do inédito “O Homem Mau Dorme Bem”), idealizador do encontro.
Com apoio da Secretaria de Cultura da Bahia, ocorrerá ainda em março e abril uma série de exibições de vários filmes, dos mais experientes ao mais novatos realizadores.

“O projeto leva o nome de “A eternidade do cotidiano”, justamente porque nos dias atuais é raro encontrar um acontecimento do dia-a-dia que não tenha sido registrado seja por um documentarista, um cinegrafista de televisão ou um cidadão comum que tenha um celular na mão”, completou Moraes.

0 comentários:

Postar um comentário