Reunião colocou em pauta o impacto da tecnologia digital.
De 10 de março até a última segunda-feira (12), a capital Salvador recebeu documentaristas de todo o Brasil e da América Latina em um grande encontro onde a discussão dos impactos da tecnologia digital sobre esse gênero de filmes (os documentários) foi o assunto destaque da reunião. O Encontro de Documentaristas – A Eternidade do Cotidiano, foi uma realização da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Estiveram presentes documentaristas consagrados como Geraldo Sarno (“Viramundo”), Vladimir Carvalho (“Rock Brasília- A Era de Ouro”) e o argentino Laureano Gutierrez, e novatos como os baianos Henrique Dantas e Márcio Cavalcanti. O encontro também reuniu representantes das associações de documentaristas de todos os estados brasileiros.
“O evento marca o primeiro de uma série de programas destinados a conhecer e estudar as novas alternativas de criação, produção e difusão de filmes documentários, gênero que vem tendo enorme crescimento com o impulso das novas tecnologias”, disse o cineasta Geraldo Moraes (do inédito “O Homem Mau Dorme Bem”), idealizador do encontro.
Com apoio da Secretaria de Cultura da Bahia, ocorrerá ainda em março e abril uma série de exibições de vários filmes, dos mais experientes ao mais novatos realizadores.
“O projeto leva o nome de “A eternidade do cotidiano”, justamente porque nos dias atuais é raro encontrar um acontecimento do dia-a-dia que não tenha sido registrado seja por um documentarista, um cinegrafista de televisão ou um cidadão comum que tenha um celular na mão”, completou Moraes.
Encontro de documentaristas reuniu realizadores do Brasil e América Latina
19:17 |
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário