RSS

Sônia Braga confirma presença no 20º Cine Ceará







Todos os anos, o Cine Ceará recebe atores, atrizes e diretores de cinema que vão à Fortaleza para prestigiar a realização do festival. A atriz Sônia Braga confirmou presença entre a lista de celebridades que estarão no Festival, que começa nesta quinta-feira, 24. Na lista de convidados ainda estão Patrícia Pillar e Mauro Mendonça, que serão homenageados.

Estrela do cinema e da televisão, com carreira internacional, há muitos anos radicada em Nova York, Sônia Braga protagonizou sucessos como “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1976), de Bruno Barreto; “A Dama da Lotação” (1975), de Neville D´Almeida; e “Eu Te Amo” (1980), de Arnaldo Jabor. Nascida em 1950, no interior do Paraná, começou como atriz nos anos 1960 em um programa de TV infantil (Vila Sésamo) e logo passou ao teatro.

Em seguida, estreou no cinema com papéis pequenos em “O Bandido da Luz Vermelha” (1968), de Rogério Sganzerla; “Cléo e Daniel” (1970), de Roberto Freire; e “O Capitão Bandeira Contra o Doutor Moura Brasil” (1970), de Antonio Calmon. Sob a direção de Bruno Barreto, interpretou a versão cinematográfica de “Gabriela” (1982).

Nos EUA, interpretou papéis em produções para TV e cinema, quase sempre fazendo personagens caracteristicamente latinas. Dos filmes nos quais trabalhou neste período destacam-se: “O Beijo da Mulher-Aranha” (1984), de Hector Babenco; “Rookie, Um Profissional do Perigo” (1990), de Clint Eastwood, e “Amazônia em Chamas” (1994), de John Frankenheimer.

Em 1989 foi a primeira brasileira a integrar o júri do Festival de Cannes. Voltou ao Brasil em 1995 para viver a personagem de Jorge Amado “Tieta do Agreste” (1998), sob a direção de Carlos Diegues. Fez também uma participação especial em “Memórias Póstumas” (2000), de André Klotzel. Fez também participações em seriados de TV como “Sex and the City”. Entre seus próximos projetos estão a cinebiografia do poeta e dramaturgo espanhol Félix Lopes de Vega, coprodução entre Brasil e Espanha dirigida por Andrucha Waddington, e a “A Primeira Missa”, de Ana Carolina.

Consagrado como um dos maiores festivais de cinema do País, o 20º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema será realizado em Fortaleza entre os dias 24 de junho e 1 de julho.

1 comentários:

Unknown disse...

ADOREI TE CONHECER PESSOALMENTE.
ABRAÇOS RAFAEL MACIEL.

Postar um comentário